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GRADE CURRICULAR

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O Curso de Graduação em Ciências do Estado apresenta uma proposta pedagógica e uma matriz curricular comprometidas com grande inserção regional e nacional, pois toma como seu objetivo central o pensar do Estado - Democrático de Direito – e seu papel constitucional como mediador entre o local, o regional, o nacional. Assim, a matriz curricular, de natureza interdisciplinar, desdobra-se em oito períodos, em um ciclo de humanidades e em dois percursos de formação diferenciada, com flexibilidade quanto a pré-requisitos.

 

O Ciclo Fundamental está dividido em quatro eixos: Iniciação; Contextualização; Problematização; e Alternativas Estruturais. Esses quatro eixos têm, respectivamente, por finalidade: apresentar a temática do curso; possibilitar aos alunos a contextualização em seu campo de aprendizagem; apresentar, selecionar e propor problemas; refletir acerca de alternativas e de proposições.

 

Nesse sentido, forma e conteúdo, metodologia e temática, interagem ao longo do processo de aprendizagem proposto para o Ciclo Fundamental, capacitando os alunos a escolherem o percurso de formação, para a segunda etapa do curso.

 

As atividades acadêmicas são organizadas, prioritariamente, em forma de seminário, que exige a construção de uma cultura de cooperação entre docentes e discentes, a efetiva atuação dos discentes no seu processo de formação e a orientação cotidiana pelos docentes. Os seminários estão acompanhados de disciplinas, obrigatórias e optativas, com integração entre conteúdos teóricos e atividades práticas.

Estado Democrático e 

Contemporaneidade

No percurso de Estado Democrático e Contemporaneidade o estudante terá aprofundada a perspectiva do Estado na sua estrutura geral em âmbito nacional e global e nas áreas: orçamentária, administrativa, das relações internacionais, estratégica, econômica, dentre outras. Além disso, haverá discussões e estudos sobre a origem, filosofia e a história do Estado bem como um estudo comparado de sua formação sob diferentes contextos, regiões e culturas. Sendo assim, este percurso formativo possibilitará a percepção de novas realidades da gestão do desenvolvimento e das novas relações de poder e de dominação, assim como as transformações e recíprocas interferências que ditam novos contornos às políticas públicas, ao contexto mundial, e às articulações organizacionais da estrutura estatal brasileira.

Democracia e Governança Social

No percurso de Democracia e Governança Social o estudante terá aprofundada a perspectiva do Estado e sua relação com a sociedade civil, terceiro setor e mercado. Diante disso, serão objetos de estudos as parcerias público privadas, a gestão do terceiro setor, as organizações sociais, dentre outros. Concomitantemente, será aprofundado o estudo da estrutura de Estado em âmbito regional e local, ou seja, a cidade e seus aspectos jurídicos, políticos, sociais, ambientais e urbanísticos. Sendo assim, este percurso formativo possibilitará uma consciência solidária dos problemas de seu tempo e de seu espaço político, por meio de formas renovadas de governança e estabelecendo um referencial da dignidade humana conectado à responsabilidade social.

Percursos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico é um documento em que se aborda:

1.    A justificação da existência e concepção do Curso; 

2.   A estrutura da matriz curricular, apresentando a grade com o arranjo interno de disciplinas e atividades e distribuição em períodos e anos formativos; 

3.   O perfil do egresso, traçando as características e desenho conceptivo prévio do que se espera de um bacharel em Ciências do Estado. 

 

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinou que todas as instituições de ensino devem possuir PPP.

A primeira proposta de Projeto Político Pedagógico para Ciências do Estado, após ser designada em Portaria uma Comissão Especial, no ano de 2008, foi chamada de Projeto Original e se dedica a uma geopolítica de Estado. Foi relatada pelo Professor José Luiz Borges Horta, no dia 26 de março de 2008. Compreende que o curso de Ciências do Estado responde a uma demanda do Estado brasileiro (nacional) e da cultura jurídica mineira (regional). Possui como característica o combate ao tecnicismo, em prol de formação mais humanista, com dimensões filosóficas sólidas. São observados dois polos principais: aulas expositivas e metodologia de seminários para debate de textos. São agregados à matriz curricular conteúdos como a diplomacia, a defesa, a estratégia e a reflexão sobre o Estado. O Projeto Original, entretanto, foi reprovado pela Congregação. 


Assim, foi nomeada uma segunda Comissão Especial para elaboração do chamado Projeto Alternativo, ou Projeto Miracy, recebendo o nome da professora que o redigiu. Foi apresentado em audiência pública no dia 19/06/2008 e, posteriormente, para a Congregação da Faculdade. Consistia na criação do Departamento de Governança Social e requisitava distribuição de carga horária diferente da tradicional. Servem como base os métodos Problem-Based Learning da Universidade McMaster e Case Study de Harvard. O Projeto valoriza a qualificação de profissionais preparados para o mercado, atuando para governabilidade de segmentos da sociedade civil através de organizações privadas financiadas e empoderadas pelo Estado.

O Projeto Consolidado foi o terceiro e último, dando origem ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências do Estado de 2009. O mesmo propõe a conciliação entre os dois projetos anteriores, com grade curricular dialético-especulativa, dividindo-se em três percursos: um básico e inicial durante os dois primeiros anos e a bifurcação opcional a partir do 5º período, entre o percurso de Estado e de Governança Social. Alterações na grade curricular e nas resoluções do Colegiado foram efetuadas ao longo do tempo, tornando-se necessário uma atualização no PPP, ocorrida em Setembro de 2019 por meio de um trabalho conjunto entre a Coordenação do curso e a Presidência do CACE. 
 

Avenida João Pinheiro, nº 100 - 3º andar/Território Livre

Centro, Belo Horizonte, MG, 30130-180, Brasil

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